Características do gado Angus

angus_porquecriar

O Aberdeen Angus se destaca entre as raças taurinas por reunir um maior número de características positivas que lhe asseguram um excelente resultado econômico como gado de corte. O conjunto de suas características a tornam uma raça completa.

Fertilidade e Longevidade

Na busca de uma pecuária mais eficiente, quando planejamos um cruzamento, devemos ter em conta não só a utilização de novilhos pesados e precoces, mas também de fêmeas de reposição que tenham alto índice de habilidade materna, períodos entre partos curtos e alta resposta reprodutiva quanto à repetição de crias. Através de sua fertilidade, o gado Angus proporciona aos seus criadores um maior rendimento, tanto pelo número de bezerros nascidos, quanto pela quantidade de quilos obtidos por hectare. A longevidade, associada à fertilidade, representa, ao final, mais crias produzidas.

Precocidade

Em comparação com outras raças, o Angus tem demonstrado que, nas mesmas condições alimentares, atinge mais cedo a puberdade e o estado de abate. A precocidade do Angus reflete-se no abate de novilhos jovens, que, além de uma necessidade mercadológica, é fator fundamental de uma pecuária de retorno mais rápido.

Rusticidade

A rusticidade é facilmente identificada pelo grande número de animais (machos e fêmeas) espalhadas pelas várias regiões climaticamente diferentes do País, mantendo suas qualidades inalteradas. O Angus mostra maior resistência a enfermidades, grande adaptação às condições ambientais dos territórios onde é criado, seja com temperaturas extremas, altas ou baixas, solo seco ou alagadiço, campos altos ou abrigados, pastagens ricas ou pobres. Mesmo em situações adversas, as fêmeas Angus produzem bezerros e os amamentam adequadamente, nem que para isso tenha que sacrificar parte de sua “gordura marmorizada”.

Facilidade de Parto

Gerando um terneiro de porte médio, não muito pesado ao nascer, o ventre Angus tem reduzido desgaste na parição, o que abrevia a sua recuperação pós-parto, favorecendo a repetição de cria e diminuindo o intervalo entre partos.

Qualidade de Carne

Este é um dos atributos excepcionais da raça Angus, que lhe garante uma posição de liderança. A ótima qualidade de sua carne é evidenciada através da opinião de autoridades do setor, e confirmada nos mais diferentes concursos realizados nos principais mercados produtores. O Angus produz um animal com alta qualidade de carne, apropriada não só para o mercado interno, como também para o mercado externo. O Angus apresenta de 3 a 6 mm de gordura (exigências européias) e sua carne é marmorizada (gordura entremeada na carne), o que lhe confere a já famosa maciez e sabor. A perfeita e uniforme distribuição da gordura no tecido muscular lhe confere um aspecto muito mais atraente e sabor singular. A importância dessa distribuição é exaltada quando da sua preparação: a gordura se derrete parcialmente pela ação do calor e impregna a parte magra, melhorando apreciavelmente seu valor, tornando-a tenra e apetecível. Os mercados mais importantes do mundo, que abastecem os consumidores mais exigentes, alcançam ganhos comerciais superiores, valendo-se do que existe de melhor entre as raças bovinas de corte. Sem hesitar, eles afirmam: ANGUS BEEF IS BEST!

A performance produtiva do Angus foi comprovada na publicação americana National Livestock Producer onde, entre 47 raças analisadas, o Angus obteve a pontuação mais alta. Nas cinco principais listadas encontramos as duas variedades de Angus: Aberdeen Angus e Red Angus, além de Brangus (cruzamento de Angus “5/8” com zebuínos Nelore ou Brahman “3/8”). Nesta avaliação, os Angus se destacaram em fertilidade, peso ao nascer, pequena mortalidade de bezerros, baixa idade à puberdade, uso em cruzamento.

Texto: Associação Brasileira de Angus

3.544 comentários em “Características do gado Angus

  1. Thank you for any other excellent post. Where else may just anyone get that type of information in such an ideal way of writing? I ave a presentation next week, and I am at the look for such info.

  2. Having read this I thought it was rather enlightening.
    I appreciate you finding the time and energy to put this information together.
    I once again find myself personally spending
    a significant amount of time both reading and leaving comments.
    But so what, it was still worth it!

  3. I do not even know how I ended up here, but I thought this post was good.
    I do not know who you are but certainly you’re going to a famous blogger if you are not already
    😉 Cheers!

  4. I’ve been browsing online more than three hours today, yet I never found any interesting
    article like yours. It’s pretty worth enough for me.

    In my view, if all web owners and bloggers made good content as you did, the internet will be much more
    useful than ever before.

  5. Its like you read my mind! You seem to know so much about this, like you wrote the book in it or
    something. I think that you could do with some pics to drive the message home a
    little bit, but other than that, this is great blog.
    A great read. I’ll definitely be back.

  6. After I originally commented I appear to have clicked the -Notify me when new comments are added- checkbox
    and from now on whenever a comment is added I get 4 emails with the
    same comment. Is there a way you can remove me from that service?
    Kudos!

  7. One thing I want to touch upon is that weightloss program fast can be performed by the correct diet and exercise. Someone’s size not only affects the look, but also the overall quality of life. Self-esteem, despression symptoms, health risks, along with physical skills are impacted in an increase in weight. It is possible to just make everything right but still gain. In such a circumstance, a medical problem may be the perpetrator. While excessive food and never enough body exercise are usually accountable, common medical conditions and widespread prescriptions may greatly increase size. Thx for your post right here.

  8. You actually make it seem so easy along with your presentation however I to find this matter to be
    actually one thing that I feel I might never understand.
    It seems too complicated and extremely broad for me.
    I am having a look forward in your subsequent publish, I will attempt to
    get the hold of it!

  9. We are a gaggle of volunteers and starting a new scheme in our community.
    Your site provided us with useful information to work on. You’ve performed a formidable activity and our whole group shall be thankful to you.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *